Por
José Passini
A
volta do Espírito ao mundo corpóreo, ou seja, a reencarnação é conhecida desde
tempos remotos. Os Hindus, os Egípcios e os Gregos sabiam que a alma poderia
voltar à Terra, usando um novo corpo. Esses povos acreditavam que, por efeito
de determinada punição, essa volta à vida física poderia dar-se até num corpo
animal.
Também
os Judeus sabiam da volta do Espírito ao mundo corpóreo, mas não há referências
que pudesse esse retorno dar-se num corpo que não fosse humano. A reencarnação,
para eles, ocorria em algumas situações um tanto especiais: ou para concluir o
que não tivessem conseguido terminar numa vida, ou para serem punidos, face a
males praticados.
Jesus,
ensinando, diz claramente isso: Portanto, se a tua mão ou o teu pé te
escandalizar, corta-o e atira-o para longe de ti: melhor te é entrar na vida
coxo ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo
eterno.1 Está claro que Jesus se referia a uma nova encarnação do Espírito,
pois seria absurda uma recomendação no sentido de alguém mutilar seu próprio
corpo. Além do mais, o Mestre diz: Melhor te é entrar na vida…1
Há
outra situação em que os Judeus julgavam ser possível a reencarnação: o
cumprimento de missão. O exemplo mais claro é o da esperada volta do Profeta
Elias para a preparação dos caminhos do Messias, conforme atesta o próprio
Mestre: E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir2,
referindo-se a João Batista.
Coube
ao Espiritismo trazer o conhecimento da reencarnação ao mundo ocidental, e o
fez dando uma visão muito mais ampla e profunda, demonstrando que todos os
Espíritos reencarnam, não apenas para a solução de equívocos de uma vida
passada, ou para o cumprimento de determinada missão, mas pela necessidade
inerente a toda a Criação: o imperativo do progresso, da evolução.
Em
verdade, ainda que não houvesse nenhuma afirmação a respeito da pluralidade das
existências, ela seria depreendida como necessidade absoluta, face à amplitude
do programa de aperfeiçoamento da alma apresentado por Jesus, através do
Evangelho. De quantos milênios vamos necessitar para pormos em prática,
integralmente, um ensinamento como esse: Eu, porém, vos digo: Amai os vossos
inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos perseguem e
caluniam?3 De quantos milênios vamos necessitar, Espíritos ainda vacilantes
entre o bem e o mal, que não sabemos amar plenamente nem os amigos? O
Codificador demonstra sua visão lúcida a respeito do assunto, quando inquire os
Espíritos: Como pode a alma, que não alcançou a perfeição durante a vida
corpórea, acabar de depurar-se?4
A
reencarnação – opondo-se frontalmente à salvação gratuita pela fé – dignifica o
Espírito imortal, que vai galgando os degraus do aperfeiçoamento, ao longo dos
milênios sucessivos, crescendo em sentimento e intelectualidade, num trabalhoso
processo de exteriorização da herança Divina, concedida igualmente a todos os
Espíritos. No nascedouro, todos absolutamente iguais. As diferenças
individuais, portanto, não decorrem de capricho Divino, mas sim do empenho de
cada Espírito, no sentido de promover o seu próprio progresso. Nesse caminhar,
vai recebendo, por justiça, os frutos de todo o bem semeado e, em função dessa
mesma justiça, é compelido a reparar os males praticados, mas não em igual
medida, graças à misericórdia Divina que, invariavelmente, defere amparo ao
Espírito faltoso, ajudando-o a remover de sua consciência o peso da culpa.
Aquilo que algumas religiões veem como castigo, o Espiritismo ensina-nos a ver
como a simples consequência de equívocos do passado.
O
Espiritismo, ao revelar ao mundo ocidental a reencarnação, prova que a verdade
religiosa não é incompatível com a verdade científica, explicando que a
evolução do Espírito caminha pari passu com a evolução física, demonstrada por
Darwin, ao tempo em que resgata, diante da consciência humana, um dos atributos
básicos de um Ser Perfeito: a Justiça. Tudo provém de uma mesma fonte, todos
partimos de um mesmo ponto, dotados da mesma potencialidade evolutiva, conforme
ensinaram os Espíritos: É assim que tudo serve, tudo se encadeia na Natureza,
desde o átomo primitivo ao arcanjo, que também começou por ser átomo.5 Por
conhecer essa luz Divina, imanente em toda a Criação, é que Jesus lançou o
desafio evolutivo: Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens (…)6
A
evolução do Espírito fica muito evidente nas palavras de Jesus, quando se
declara, Ele também, um Espírito em evolução: Na verdade, na verdade vos digo
que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores
do que estas (…).7 É verdade que, no dia em que chegarmos a fazer o que o
Mestre fazia à época em que pronunciou essas palavras, – daqui a alguns milhões
de anos –, pensando que nos igualamos a Ele, Ele estará ainda à nossa frente,
pois disse que poderíamos fazer obras maiores do que as que Ele fazia, mas não
disse que nós O ultrapassaríamos. Ultrapassaremos o ponto evolutivo em que Ele
se encontrava, naquele dia, mas Ele estará ainda à nossa frente, de vez que a
evolução é infinita. E nem sabemos o que
é infinito, a não ser através de uma definição terrivelmente circular: aquilo
que não tem fim!
Kardec,
em brilhante ensaio8, defende, com argumentação irretorquível, o imperativo da
reencarnação, sob a ótica da justiça e da misericórdia de Deus. É um trabalho
monumental, até hoje não contestado por filósofo ou teólogo algum. Muitos
livros foram escritos tendo como tema a reencarnação, mas não se conhece nenhum
trabalho sério que rebata os argumentos ali apresentados.
Aos
argumentos alinhados pelo Codificador, pode-se ainda acrescentar uma série de
outros, graças aos esclarecimentos trazidos pelo Espiritismo:
Se
o Espírito fosse criado juntamente com o corpo, como ficaria a justiça Divina,
ante a flagrante diferença que existe entre as oportunidades deferidas ao homem
e à mulher, na família, na sociedade e até mesmo nas religiões? Seria o caso de
a mulher perguntar – e muitas perguntam – por que Deus as criou mulheres, sem
as consultar, para sofrerem, em muitos casos, cerceamento de liberdade por
parte dos pais, e depois as exigências e, não raro, a brutalidade dos maridos,
enquanto lhes pesam nos ombros as sérias responsabilidades no encaminhamento e
na manutenção da saúde dos filhos. O Espiritismo, dentro de uma visão
evolucionista, mostra que o Espírito não tem sexo, podendo encarnar-se como homem
ou como mulher, segundo o seu livre-arbítrio.
De
acordo com a doutrina da unicidade das existências, a criação de novas almas
não seria decorrente da vontade do Criador, mas estaria sujeita ao arbítrio dos
casais, pois que poderiam usar um contraceptivo, impedindo Deus de usar o Seu
poder de criar uma nova alma. O Espiritismo nos ensina que, ao usar qualquer
recurso anticoncepcional, um casal apenas impede que um Espírito, já criado por
Deus, que encarnou outras vezes, volte à Terra para uma nova etapa de
aprendizagem.
No
caso de um estupro, por que se valeria Deus de um ato de violência, de ultraje,
de desrespeito, para criar um Espírito? Onde estaria a justiça Divina, se
outros são criados, ao contrário, em momentos de amor sublime, como filhos
altamente desejados? Por que teria esse Espírito, fruto de uma violência, de
ficar estigmatizado por toda a Eternidade? Através dos esclarecimentos da
Doutrina Espírita, sabe-se que o acontecimento brutal, que se deu, tem causas
anteriores, e que o Espírito que reencarna,
aceitando ou sendo compelido a aceitar tal situação, tem ligações de variada
natureza, estabelecidas no passado, principalmente com aquela que lhe será mãe.
Se
não houvesse experiências anteriores, como explicar a rebeldia, a brutalidade,
o mau caráter de um filho, que tem toda uma ancestralidade constituída de
pessoas dignas? Alguém poderá objetar, dizendo que é herança genética de um
parente longínquo. Mas, que culpa têm os pais? Por que Deus permitiria que
esses genes danosos entrassem na formação daquela alma? A própria alma seria um
produto do corpo? A prosperar essa ideia, chegar-se-ia ao absurdo de, no
esforço de impedir Deus de criar Espíritos de mau caráter, dever-se-ia
esterilizar todos os que não fossem portadores de virtudes. Seria assim fácil
aperfeiçoar a raça humana, como pretenderam, no campo físico, os cultores da
louca teoria da raça pura.
O
Espiritismo esclarece que ninguém herda inteligência, virtudes ou defeitos
morais, por serem atributos do Espírito, que os traz como bagagem própria,
intransferível quando reencarna. Se um casal tem um filho que lhes nega as
linhas morais da família, trata-se de um Espírito que foi por eles adotado, em
função do desejo de auxiliá-lo, ou o receberam como consequência de um passado
comprometido com ele, porquanto o Espírito já existia antes da formação do
corpo. 9 Dentro dessa linha de raciocínio, chega-se à conclusão que todos os
filhos são adotivos, enquanto Espíritos criados por Deus. O casal apenas
fornece o invólucro corporal. 9 Diga-se, de passagem, que, para um ajustamento
de linguagem, dever-se-ia dizer: filhos consanguíneos e não consanguíneos,
porque todos são adotivos.
A
doutrina reencarnacionista é a única que não é racista, pois demonstra que Deus
não seria justo se criasse um Espírito imortal dentro de uma raça. O Espírito é
criado por Deus e evolui, passando pela humanização, no processo de
angelizar-se. Ao humanizar-se, encarna inúmeras vezes, nas mais variadas raças,
mas seu início, sua criação não está vinculada a grupo étnico nenhum. A bem
dizer, todos os Espíritos pertencemos a uma única raça, pertencemos à raça
Divina, porque somos filhos de Deus.
Referências
bibliográficas:
1
– Mt, 18:8.
2
– Mt, 11:14.
3
– Mt, 5:44.
4
– O livro dos Espíritos, Allan Kardec, item 166.
5
– Idem, item 540.
6
– Mt, 5:16.
7
– Jo, 14:12.
8
– O livro dos Espíritos, Allan Kardec, item 222.
9
- O Evangelho segundo o Espiritismo,
Allan Kardec, cap. 14, item 8.
Fonte; http://www.mundoespirita.com.br/
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