quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A POMBA NO CAIXÃO DO CARDEAL, UM FENÔMENO DE EFEITO FÍSICO NATURAL


José Reis Chaves (Belo Horizonte/SP)
     
  Primeiramente, confesso minha gratidão ao cardeal Eugênio Sales, pois, ao enviar-lhe um exemplar da primeira edição de meu livro “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência”, em 2001, recebi dele uma atenciosa mensagem de agradecimento, a qual consta, na íntegra, de todas as oito edições do meu citado livro. E eis como ela termina: “...apesar da divergência, evidentemente, respeito sua opinião. Peço ao Senhor Jesus que nos ilumine em busca da verdade.”
   
   “Com minhas orações.”
     “Cardeal dom Eugênio Araújo Sales, arcebispo do Rio de Janeiro.”
      Desde que o mundo é mundo, os fenômenos de assombrações sempre existiram. E Kardec foi o primeiro cientista a estudar esses fenômenos. E, como se diz muito, “O Livro dos Médiuns” é o primeiro livro de parapsicologia do mundo. Para a Igreja Católica os fatos chamados de milagres são raros e sobrenaturais. Para o espiritismo, todos eles são naturais, com a intervenção de Deus apenas indireta, ou seja, através de espíritos. (Hebreus 1: 14). E são numerosas, na Bíblia, as manifestações de anjos (espíritos enviados ou “offices-boys” de Deus ou do mundo espiritual). Anjo, pois, é espírito, mas nem todo espírito é anjo (enviado). Deus nem se manifesta  diretamente. Moisés que, antes, achava que falasse com Deus face a face (Êxodo 33: 11), mais tarde disse: “Quem vir Deus, não continua vivo.” (Êxodo 33: 20). E Jesus o confirmou: “Ninguém jamais viu a Deus.” (João 1: 18).
   
   Os fenômenos mediúnicos são de vários tipos. Vou apenas dar uma pincelada sobre eles. Há duas categorias principais: os  de efeitos físicos e os de efeitos inteligentes. Quem mais se aprofundou nas suas pesquisas foi o físico inglês William Crookes, descobridor da energia irradiante da matéria, dos raios catódicos e do tálio.
     
  Já vimos, em outras matérias, que os tradutores bíblicos colocam o artigo definido “o” diante da palavra espírito e com a inicial “E” maiúscula, seguida de Santo, também com a inicial “S” maiúscula, para dar a entender que se trata do Espírito Santo trinitário, quando o artigo certo deve ser o indefinido “um”, e com as iniciais de espírito e santo minúsculas, assim: um espírito santo. É o caso do Batismo de Jesus por João Batista que, no original grego, traz o artigo definido “tò” (“o” em português) e que está entre chaves. E por que entre chaves? (A consciência de quem escreveu ou modificou texto pesou!). Porque o certo é o artigo indefinido “um”, que, aliás, não existe em grego, mas que não pode ser substituído pelo definido “tò” (“o”), pois muda o sentido do texto. No português, temos os dois artigos definido e indefinido. Quando não houver o definido em grego, a tradução certa para o português e outras línguas tem que ter o indefinido. A tradução correta, pois, do texto (Mateus 3: 16) é “... e viu um espírito de Deus como pomba vindo sobre ele”, e não o Espírito de Deus. Você que é biblista e sabe grego, confira, por favor, essa passagem no original grego, e verifique o artigo “tò” entre  chaves.

 Realmente, no citado episódio não é Deus que desceu em forma de pomba, mas um espírito de Deus, falando em nome de Deus. É, pois, um fenômeno de efeito físico natural, como foi natural também e nada de sobrenatural o que aconteceu com a pomba que queria ficar no caixão do cardeal Eugênio Salles. Trata-se da manifestação de um espírito que gosta dele e de suas ideias, e que, por isso, se manifestou daquela forma.
     
José Reis Chaves (Belo Horizonte/SP)

estudou para padre na Congregação dos Redentoristas, é formado em Comunicação e Expressão na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É Escritor, durante vários anos lecionou Português, Literatura, História, Geografia e Latim. É Teósofo, parapsicólogo, biblista, e ao longo de toda a sua vida, o autor vem desenvolvendo pesquisas sobre a Bíblia, as religiões e a Parapsicologia. Por último, passou a estudar o Espiritismo, Doutrina que assimilou com facilidade, tendo em vista o seu longo tempo de estudo da Bíblia, da História e da Teologia Cristãs. Aposentado, atualmente dedica-se ao trabalho de escrever e proferir palestras na área espiritualista, mas principalmente Espírita, por todo o Brasil.
É autor dos livros, entre outros:  “A Reencarnação Segundo a Bíblia e a Ciência”,
“Quando chega a Verdade” e "A Face Oculta das Religiões

Nenhum comentário:

Postar um comentário