O magnetismo animal, também conhecido por
mesmerismo, visto ter sido Franz Anton Mesmer, doutor pela Universidade de
Viena, o seu célebre renovador nos tempos modernos, esteve em voga nos fins do
século XVIII, adquirindo maior impulso na primeira metade do XIX. Na França,
sobretudo, sumidades médicas e ilustres prelados confirmavam a veracidade dos
fenômenos magnéticos, principalmente no que diz respeito a curas psíquicas, a
diagnósticos e prescrições terapêuticas fornecidos por sonâmbulos, com quem
igualmente se observavam incontestáveis fatos de clarividência ou lucidez, de
visão a distância, de visão através de corpos opacos, de previsão etc.
Pouco depois que o jovem discípulo de Pestalozzi
chegou a Paris, teve a sua curiosidade despertada para o magnetismo animal, a
que o marquês de Puységur, juntamente com d'Eslon, professor e regente da Faculdade
de Medicina de Paris, e com o sábio naturalista Deleuze, haviam imprimido nova
feição, ao modificarem os métodos de Mesmer, disso resultando na descoberta do
sonambulismo provocado. Rivail refere-se elogiosamente a esses magnetistas
franceses, colocando ao lado deles os nomes de dois outros grandes vultos: o
barão Du Potet e o sr. Millet.
A iniciação de Rivail nesse novo ramo dos
conhecimentos humanos deu-se aproximadamente em 1823, segundo ele próprio o
afirmou. E nos anos que se seguiram aplicaria parte do seu tempo, mas sem
prejuízo de suas tarefas educacionais, no estudo criterioso e equilibrado,
teórico e prático, de todas as fases ou graus do sonambulismo, testemunhando
muitos prodígios provocados pela ação do agente magnético. Suas leituras não se
circunscreveram às obras favoráveis ao magnetismo. No propósito de aquilatar o
valor das objeções, leu, igualmente, conforme frisou na página 277 da Revue
Spirite de 1858, grande número de livros contra essa ciência, “escritos por
homens em evidência”.
O barão Du Potet, que mais tarde seria amigo dos
espíritas, tornara-se desde 1825 o chefe da escola magnética na França, tendo
ido mais longe que seus predecessores na aplicação do magnetismo à terapêutica.
Este justamente o lado que mais impressionou a Rivail, que com o tempo pôde
inteirar-se bem da força magnética que todos os seres humanos possuem em graus
diversos, vindo a ser, ele próprio, “experimentado magnetizador”, segundo
escreveu seu amigo pessoal e discípulo Pierre-Gaëtan Leymarie, na Revue Spirite
de 1871. Este valoroso espírita lembraria ainda, pela Revue Spirite de 1886,
página 631, que o mestre lionês conheceu as pesquisas do padre português José
Custódio Faria (o abbé Faria dos franceses) e lhe rendia as devidas homenagens.
O padre Faria, iniciado nas práticas do Magnetismo pelo marquês de Puységur, a
quem dedicou seu livro De la cause du somneil lucide, ou étude de la nature de
l'homme (1819), considerando-o seu mestre, foi o precursor do hipnotismo de
Braid. Lecionou em liceus e academias de várias cidades francesas.
Despido dos preconceitos dominantes na época, o
padre Faria pôs por terra o caráter sobrenatural com que a Igreja cercava o
magnetismo, iniciando em 1813 as suas concorridas conferências na rua de Clichy
(Paris), seguidas de demonstrações práticas.
A Igreja condenava o Magnetismo. Tudo provinha da
ação de fluidos de origem infernal. Um teólogo francês escreveu que “o
sonambulismo e o magnetismo eram sobrenaturais e diabólicos, anticristãos,
anticatólicos e antimorais”. O padre Faria estudou as práticas magnéticas e
convenceu-se da inanidade de tais interpretações. Crente e padre, não teve
dúvida em afrontar as iras dos teólogos do seu tempo, para afirmar que nada
havia de sobrenatural em tais fenômenos e que o sono hipnótico era, afinal, uma
“modalidade da sugestão.” (Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira , Lisboa
– Rio de janeiro, vol. X, p.919)
Diz Anna Blackwell, no prefácio à sua tradução
inglesa (1875) de O Livro dos Espíritos, que Rivail tomou parte ativa nos
trabalhos da Sociedade de Magnetismo de Paris, a mais importante da França.
Ele, porém, ficaria eqüidistante das rivalidades doutrinárias que haviam
surgido entre os magnetizadores parisienses. Soube fazer amigos nessa e naquela
corrente de idéias, e um deles, o magnetizador Fortier, a quem conhecia desde
muito tempo, foi quem, em 1854, lhe falaria pela primeira vez das chamadas
mesas falantes.
Tendo, assim, adquirido sólidos conhecimentos de
magnetismo, ciência que ele mais tarde, em diferentes ocasiões, demonstrou
possuir em profundidade ao elaborar o corpo doutrinário do Espiritismo, foi
capaz de perceber, logo ao início de suas observações pessoais junto às mesas
girantes e falantes a íntima solidariedade entre o Espiritismo e Magnetismo, o
que o levaria a afirmar: “Dos fenômenos magnéticos do sonambulismo e do êxtase
às manifestações espíritas, não há senão um passo; sua conexão é tal, que é,
por assim dizer, impossível falar de um sem falar do ouro.”
(WANTUIL, Zeus e THIESEN, Francisco. ALLAN KARDEC. 1.ed. Rio de Janeiro: FEB, 1979. Vol. I, cap. 17. P. 102 a 105)
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