sexta-feira, 20 de junho de 2014

A DISCIPLINA DO PENSAMENTO E A REFORMA DO CARÁTER

Em fragmento de sua obra “O Problema do Ser”, Leon Denis coloca: “o pensamento é criador” (DENIS, p.89, 1965) e, segundo ele, influencia para o bem ou para o mal, atuando e agindo, principalmente sobre àquele de quem emana, sendo ainda o propulsor de descobertas nas mais diferentes áreas da ciência. É a causa de nossa elevação ou rebaixamento, na proporção exata do uso que dele fizermos.

NA QUESTÃO 833 de O L.E, Kardec pergunta:

“Haverá no homem alguma coisa que escape a todo o constrangimento e pela qual goze ele de absoluta liberdade?”

 Ao que lhe é respondido: “No pensamento goza o homem de ilimitada liberdade, pois que não há como pôr-lhe obstáculos. Pode-se-lhe deter o vôo, porém não aniquilá-lo”

A ação do pensamento é livre, o que faz com que constantemente mudemos ou alteremos nossa natureza vibratória, atraindo seres cujos elementos semelhantes comungam de nossos desejos e tendências, oportunizando-nos a nossa melhoria ou estagnação durante a jornada reencarnatória.

 A palavra, concretização do pensamento e a prece, “impulso da alma para as potências divinas” (DENIS, p.91, 1965) são instrumentos, com os quais nosso espírito pode enveradar para as sendas do progresso e da construção de um mundo digno, em que predominem pensamentos e ações voltadas para a prática do bem, do amor e do respeito ao próximo.

Para que este progresso aconteça, é necessário, porém, que nos voltemos à análise atenta de nós mesmos, norteando nossas vidas em princípios superiores, “elegendo” Jesus, como modelo e guia a ser seguido, Se não tanto, que nos espelhemos, então, em grandes almas cujas trajetórias sejam referenciais de conduta e dignidade, e aos poucos iremos nos apropriando de um modelo ideal a ser seguido e refletido em nossas ações.

 Disciplina, compreensão, esforço e ação, são critérios para uma convivência em sociedade, onde as diferenças nas relações sociais, devem ser instrumentos que nos levem a refletir e mudar o nosso pensamento, no sentido da busca pelo progresso e evolução morais, sendo necessário nosso esforço permanente, principalmente no sentido de agirmos conforme falamos, com atos que sejam o espelho dos nossos sentimentos.

“Deus não pede aos homens o que eles têm podido adquirir à custa de lentos e penosos trabalhos. (…) Sejamos severos conosco e tolerantes com os outros” ( DENIS, p. 98, 1965) .

REFERÊNCIAS DENIS, Leon. Fragmentos de Obras: Ser Destino Dor. Ed Calvário, 1965.
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. FEB, 1981.


Leitura Recomendada;

OS FLUIDOS (A GÊNESE, CAPÍTULO XIV)
OS CORPOS SUTIS NA OBRA DE KARDEC
O FLUIDO VITAL E O DUPLO ETÉRICO
DOS CORPOS ESPIRITUAIS (A VISÃO DE ANDRÉ LUIZ)
FLUIDO MENTAL - MATÉRIA MENTAL
FLUXO DO PENSAMENTO - LEIS DO CAMPO MENTAL
A “FREQÜÊNCIA” DOS PENSAMENTOS – CARLOS TORRES PASTORINO
O PODER DO PENSAMENTO
A VONTADE E O PODER DO MAGNETIZADOR
A FORÇA PSÍQUICA. OS FLUIDOS. O MAGNETISMO
O CORPO É UM REFLEXO DA MENTE
O PENSAMENTO –“As Potências da Alma”
http://espiritaespiritismoberg.blogspot.com.br/2014/07/o-pensamento-as-potencias-da-alma.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário